top of page

+I CHING


I CHING ou Livro das Mutações, é um texto clássico chinês, um dos mais antigos e um dos únicos que permaneceram até nossos dias. Por sua antiguidade e atualidade, é dos mais estudados e desafia especialistas ao longo do tempo. A acadêmica Alayde Mutzenbecher, que dedicou mais de 30 anos ao estudo do oráculo e livro de sabedoria, traduziu para o português, ao lado de Gustavo Alberto Corrêa Pinto, um dos textos clássicos sobre o tema. I Ching, O Livro das Mutações, de Richard Wilhelm, que vertera para o alemão o texto em chinês arcaico.

Não satisfeita em replicar essa sabedoria milenar para a língua portuguesa, Alayde mergulhou no estudo de cada um dos 64 hexagramas para criar o mais completo livro sobre o assunto publicado no Brasil, I Ching, O Livro das Mutações, sua dinâmica energética. Embebida na sabedoria milenar chinesa e nas diversas leituras sobre o oráculo feitas por estudiosos do I Ching ao longo de anos, a autora apresenta um texto ao mesmo tempo profundo, simples e fácil, como recomenda o próprio I Ching.

No livro, a autora prioriza a dinâmica contida no I Ching, com seus fluxos ininterruptos, o que permite o vislumbre do entrelaçar de sua riquíssima rede energética. Composto apenas de duas forças, opostas e complementares, reconhecidas como primordiais desde o assentamento dos primeiros grupos tribais às margens do Rio Amarelo, é impossível precisar uma data em que os chineses iniciaram a captação desta dinâmica energética. O par de forças inaugurais nas suas variações forma um total de possibilidades resultando em 64 hexagramas. Configura as energias vigentes entre céu e terra, codificada por linhas integrais (yang) e partidas (yin). Tudo se resumindo à malha de conexões dos polos positivos (yang) e negativos (yin).

O I Ching foi o texto fundador das ciências e artes chinesas, incluindo a percepção das vibrações do corpo humano na medicina e dos espaços e construções habitadas, enfatizadas no Feng Shui. Este fluxo energético constitui também as bases da caligrafia e da pintura chinesas e de todas as artes marciais do Oriente.

Livro de sabedoria ou oráculo, os hexagramas ou mutações são cheios de metáforas que sugerem e aconselham o leitor sobre qual a maneira mais eficiente a ser adotada em cada circunstância. E o mais impressionante é que, em apenas 64 etapas, o I Ching reflita praticamente todos os aspectos da vida humana, garantindo um fluxo permanente de vir a ser, de mutações, por quais todos nós passamos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page