Agharta
Richard Evelyn Byrd, foi vice-almirante da Marinha dos Estados Unidos, aviador, pioneiro e explorador polar, que sobrevoou o Polo Norte em 9 de maio de 1926, e dirigiu numerosas expedições à Antártida, sobretudo um voo sobre o Polo Sul em 29 de novembro de 1929.
Seu maior prestígio veio quando o mesmo organizou uma expedição científica de exploração da Antártica, nas proximidades do Polo Sul. Passou o inverno voando a identificar vários pontos do território e em 1928, fundou a base Little America, na Baía das Baleias. Em voo pilotado por Bernt Balchen voou ao Polo Sul em 1929 e as experiências e conhecimentos adquiridos lhe permitiram as demais viagens ao continente Antártico.
Em 1930, já almirante, retornou à Antártica no comando de uma expedição de 50 homens e entre 1933 e 1934 fez vários sobrevoos no continente, fez diversos experimentos meteorológicos e geológicos e descobriu as montanhas Edsel Ford e a Terra de Marie Byrd. Na sequência, visando estudos meteorológicos, permaneceu cinco meses sozinho em uma tenda, a 198 km a sul da base Little America.
Passou ali a longa noite polar e sua experiência foi descrita em seu livro "Sozinho" (Alone). Em 1946 comandou mais uma grande expedição, com quatro mil homens e muitos recursos materiais. Mapeou o continente gelado e buscou minerais, dentre eles o Urânio.
Foram cinco suas expedições ao continente austral, entre a primeira de 1929 e a última em 1956. Entre 1946 e 1947, levou adiante a grande operação chamada High Jump (Pulo Alto), durante a qual descobriu e cartografou 1.390.000 km² de território antártico. Em 1955 realizou a expedição Deep Freeze também na Antártica, tendo voado pela última vez sobre o polo austral em 1956.
Fontes de consulta:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Byrd
http://thoth3126.com.br/agharta-e-o-almirante-richard-e-byrd/
http://averdadenomundo.blogspot.com.br/2012/10/a-teoria-da-terra-oca-e-agharta.html
http://www.mortesubita.org/ufologia/textos-ufologicos/terra-oca/a-terra-oca-capitulo-i-a-descoberta-momentosa-do-almirante-byrd
Assista ao video documentário sobre essa expedição: